Afinal, quanto que eu posso beber de kombucha por dia?
Qual o melhor horário para beber kombucha?
Beber kombucha durante a refeição é saudável?
Primeiro lembremos que cada ser humano habitante desse planeta é diferente um do outro, ou seja, único! Essa bioindividualidade também se aplica a cada kombucha preparada de forma tradicional que, às vezes com a mesma receita e ingredientes, a magia da fermentação de novos microrganismos em diferentes variações de temperatura e oxigenação podem resultar em novos sabores e isso tudo faz com que não consigamos estabelecer uma dosagem para todas as pessoas e todos os tipos de kombucha.
Devemos viver a kombucha, beber e sentir como o nosso corpo reage às diferentes receitas e quantidades, assim como em diferentes horários. Kombucha pode ter cafeína (dependendo do chá) mas também auxilia o equilíbrio intestinal responsável por boa parte da produção de serotonina, que dá base para a produção da melatonina (responsável por equilibrar o sono). É uma bebida que pode trazer melhoria na qualidade do sono e bem estar, depende de cada um se sensibilizar e entender qual é a reação que tem com a bebida em diferentes quantidades e horários.
Pessoas com alguma sensibilidade no sistema digestório, Síndrome de Crohn, disbiose, S.I.I. e outras questões intestinais, por mais que tenham lido a respeito de algum benefício, devem ter o dobro de cuidados se quiser beber: começar com quantidades muito pequenas e caso não se sinta bem, suspenda e volte quando começar a melhorar, tomando doses menores ainda (e informe sempre seu médico). Por mais que tenha muita gente dizendo milhares de benefícios da kombucha, tem muita kombucha sendo feita em altas temperaturas, com muito açúcar e outras formas que elevam o álcool e açúcar residual da bebida, podendo aí ser um risco para um tanto de pessoas. Procure fazer sua kombucha com o foco em um resultado saudável para o melhor aproveitamento dela e seus benefícios!
Assista esse vídeo que preparei para você e conte aqui nos comentários o que achou 😉
Abraços nutritivos,
Lucas Montanari
Comments
Ainda bem que não existe regra. A gente vai experimentando…Grata. Bj